A História

Acta da Assembleia-geral instaladora da A.H.B.V.P.F. em 3 de Julho de 1932

“…) Aos três dias do mês de Julho do ano de mil novecentos e trinta e dois pelas catorze horas, no edifício do Quartel dos Bombeiros, sito à Rua Doutor João de Meireles, e a convite do cidadão Antero Maria Carneiro Chaves, farmacêutico desta Vila membro da Comissão Organizadora da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira,… (…)… para nos termos, dos seus estatutos, superiormente aprovados pelo excelentíssimo Senhor Governador Civil deste distrito, em sete de Junho do corrente ano, se proceder á eleição dos corpos gerentes da mesma Associação. (…) _ Lidos os Estatutos foram aprovados por unanimidade e em seguida procedeu-se ao acto eleitoral. (…) Foi mais deliberado, visto tratar-se duma Assembleia-geral instaladora que os novos corpos gerentes tomem posse dos seus cargos no próximo dia dez do corrente mês de Junho. (…)
Pessoas que se destacaram na Associação

1
Antero Chaves

Um homem que deu alma e vida à Associação em 1930. Foi este voluntarioso farmacêutico que com a sua vontade férrea, tornou possível que em Paços de Ferreira, naqueles longínquos anos se criasse um Corpo de Bombeiros e depois a Associação Humanitária. Foi o 1º Comandante da corporação e fundador, que dirigiu com enorme empenho. Pelo reconhecimento do trabalho tido em defesa da causa, foi atribuído seu nome ao Quartel antigo, como também à rua que ladeia o quartel.

2
António Matos

“Toninho Matos”, homem dedicado às causas Humanitárias, foi dirigente durante longos anos, da Associação Humanitária, como também da Misericórdia de Paços de Ferreira. Sócio Benemérito em vida e após o seu falecimento tornou reforçada a sua qualidade ao doar aos Bombeiros e à Misericórdia de Paços de Ferreira todos os seus bens, que se considera uma grande fortuna.

3
Alberto Batista

Homem que também dedicou uma grande parte da sua vida no auxílio aos outros. Foi dirigente desportivo do F.C.P.F, dirigente do Concelho do Partido Socialista e Presidente da A.H.B.V.P.F. Do seu empenho, foi agraciado pela Câmara Municipal com a Medalha de Prata de altruísmo e Mérito. Em vida foi elevado à categoria de Presidente Honorário da A.H.B.V.P.F. Foi o grande impulsionador da construção do actual Quartel de Bombeiros.

 

Comissão Organizadora – Fundadores

Antero Maria Carneiro Chaves
Aprígio Melo Leão de Meireles (Dr.)
Carlos Carneiro Guimarães
Júlio Ferreira de Magalhães
Vitorino Moreira de Matos
António Pinto Martins Leitão
Serafim Neto de Pinho
Alberto Ribeiro da Silva
José Pinto Martins Leitão
Serafim da Costa Leite
Amílcar Augusto Nunes da Silva
Francisco da Costa Leite
Anastácio Coelho da Costa Eiras
Américo Coelho da Silva Machado
Luís Alves Valente
Manuel da Costa Neto
Joaquim Monteiro Filho
Arménio Pereira Coutinho
José de Morais Alão
Miguel Baptista Ferreira da Costa
João Barbosa de Morais Alão
Amândio Pereira Campos
Joaquim Neto de Sousa
José Augusto da Costa Eiras (Dr.)
José Patrício de Meireles Leão
Joaquim de Sousa Rocha
Augusto Cardoso da Costa
Abílio Acácio Alão Ferreira Dias
Luís Augusto Carneiro Guimarães
António Neto Júnior

1º Presidente da Direcção da A.H.B.V.P.F

Júlio Ferreira Magalhães

O Quartel

Fundada em 1931, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira preparou-se para cumprir a sua missão com um corpo activo que sediou num pequeno quartel situado na actual rua Dr. Leão de Meireles, onde albergou os seus primeiros equipamentos.

Posteriormente, foi construído de raiz um quartel que se denominou de Antero Chaves, figura fundamental da instituição e que veio a dar o nome à rua lateral onde está instalado no centro da cidade de Paços de Ferreira. Quartel esse onde durante várias décadas funcionou a única sala de cinema da cidade de Paços de Ferreira.

Foi substituído pelo actual quartel, situado na Avenida Dr. Nicolau Carneiro, em 1994.

Desde 2004 que os dirigentes da instituição assumiram o desejo de construir um novo quartel, tendo já elaborado um projecto para tal efeito.